domenica 22 gennaio 2012

VARANASI A CAPITAL ESPIRITUAL DA INDIA.

 
Varanasi ou Benares ou Banaras ou ainda Kashi, é uma cidade do estado de Uttar Pradesh situada às margens do Rio Ganges em seus bancos, Varanasi tem mais de cinco mil anos de existencia. Consideram que a cidade foi fundada por Shiva(Deidade Hindu) e é considerada sagrada pelos Hindus, Budistas e Jainistas. Talvez seja a cidade mais velha do mundo continuamente habitada e provavelmente a mais velha da India. A cultura de Varanasi esta intimamente ligada ao rio Ganges e à sua importancia religiosa. Às suas margens são realizadas varias cerimonias religiosas, desde os banhos de purificação nos ghats (pontos do rio com degraus, onde as pessoas descem para realizar seus rituais) como a cremação de corpos e o ritual do fogo ou aarti; realizada diariamente ao entardecer, entre outros.O povo se refere à Varanasi como a cidade dos templos, a cidade sagrada da India, a capital religiosa da India, a cidade das luzes, a cidade do aprendizado. Os hindus acreditam que morendo em Varanasi não iram nascer novamente (os hindus acreditam em reencarnação). 
 
UM DOS DOIS CREMATÓRIOS À BEIRA DO GANGES EM VARANASI.  ESTE FUNCIONA 24 HORAS POR DIA.
BANHOS DE PURIFICAÇÃO À BEIRA DO GANGES
 MOVIMENTAÇÃO DE TURISTAS INDIANOS E ESTRANGEIROS, EM PASSEIOS DE BARCO PELO GANGES.
 REVOADA DE PASSAROS NO RIO AO SEREM ALIMENTADOS PELOS TURISTAS. OS HINDUS ACREDITAM QUE ALIMENTANDO OS PASSAROS AO BATEREM AS ASAS OS PASSAROS ESTÃO ABENÇOANDO-OS
 MAIN GHAT UM DOS GHATS NA MARGEM ESQUERDA DO RIO GANGES EM VARANASI.
 MAIN GHAT ONDE ACONTECE O RITUAL DO FOGO AO ENTARDECER.
 A VIDA ACONTECE NAS MARGENS DO RIO GANGES.

 CHAI NO FIM DA TARDE NO RESTAURANTE DO TERRAÇO DO RAHUL GUEST HOUSE ÀS MARGENS DO RIO GANGES COM UMA LINDA VISTA DO RIO, NESTE MOMENTO UM POUCO PREJUDICADA PELA NEBLINA.
 
CENAS DO COTIDIANO DE VARANASI



 O CONVIVIO HARMONICO COM AS VACAS, QUE SÃO SAGRADAS.
 PUJA PARA O RIO GANGES AO FIM DA TARDE.

 CERIMONIA DO RITUAL DO FOGO OU AARTI, VISTA DE DENTRO DO BARCO.
 Durante o Aarti, os barcos ficam ancorados na margem um ao lado do outro, fazendo um lastro por onde os vendedores de flores e oferendas vem caminhando ate chegar aos barcos mais distantes da margem. As pessoas acompanham o ritmo dos mantras entoados. Na foto vemos duas amigas chinesas que estavam hospedadas tambem no Rahul Guest House e que juntos fomos para o aarti.

NA FOTO ABAIXO OS BARCOS SE AFASTANDO AO FINAL DA CERIMONIA.
O EXCELENTE COZINHEIRO RAKESH DO RAHUL GUEST HOUSE COM APENAS 17 ANOS.